Sinclair, o grupo de mídia mais perigoso e desconhecido dos Estados Unidos

Sinclair 

Por Lucia Graves

Londres

E o maior grupo de mídia dos EUA, em constante expansão e com vínculos cada vez mais estreitos com a Casa Branca. Com a desregulamentação que Donald Trump está promovendo, em breve o grupo alcançará 75% dos telespectadores americanos.

A Sinclair é o maior grupo de mídia nos EUA e suas conexões com Donald Trump e a Casa Branca são cada vez mais evidentes.

A maioria dos americanos não sabe que essa empresa existe. Os noticiários referem-se à Sinclair como uma “empresa que passa despercebida”. Ao contrário do que acontece com a Fox News e Rupert Murdoch, quase ninguém fora do círculo empresarial poderia dizer quem é o seu CEO. No entanto, a Sinclair Media Group possui o maior número de redes de televisão em todos os Estados Unidos.

De acordo com o ex-diretor da Comissão Federal de Comunicações dos Estados Unidos (FCC), Michael Copps (nomeado por George W. Bush), “a Sinclair é provavelmente a empresa mais perigosa de que a maioria das pessoas jamais ouviu falar”.

Em julho, o apresentador do programa semanal de humor da HBO, Last Week Tonight, John Oliver, usou uma frase semelhante para apresentar um segmento de 18 minutos sobre a Sinclair. “Possivelmente a empresa de mídia mais influente de que você nunca ouviu falar”, disse ele.

Mas isso está mudando. Por seu tamanho, suas idéias de direita e seus laços com o governo de Donald Trump, a Sinclair está começando a chamar a atenção. Os democratas entraram na briga e exigem respostas sobre os laços estreitos da Sinclair com a Administração de Trump. Segundo eles, essa proximidade poderia significar que o grupo recebe um tratamento privilegiado.

O New York Times refere-se ao conglomerado como um “gigante do conservadorismo” que desde a presidência de Bush usou suas 173 redes de televisão “para promover interesses, principalmente da direita”. O jornal Washington Post descreve a Sinclair como uma “empresa com uma longa história de apoio a candidatos e a causas conservadoras em seus vários programas de notícias”.

Como o bebê Fox e Breitbart News

Recentemente, a Sinclair adicionou o site Circa ao seu portfólio de mídia. Descrito como “o novo Breitbart”, a Circa está entre os portais favoritos da Casa Branca quando um de seus funcionários precisa lançar uma história em um meio afim (um processo também conhecido como “filtração”). Assim o descreveu o site Root: “O que aconteceria se Breitbart e Fox News tivessem bebês? O que aconteceria se estes bebês crescessem e se tornassem uma versão mais legal e bem-sucedida de seus pais e se tornassem mais poderosos? Apresento-lhes Sinclair e Circa, os novos melhores amigos de Donald Trump”.

A crescente preocupação nos Estados Unidos em relação ao crescimento da Sinclair baseia-se na crença de que os estreitos vínculos da empresa com Trump permitiram que ele ignorasse a regulamentação. Embora já seja a empresa de transmissão mais importante do país, a Sinclair está prestes a realizar sua maior operação até à data. Se a FCC aprovar a aquisição proposta de 42 outras redes de televisão (no valor de US $ 3,9 bilhões), a Sinclair atingirá quase 75% das famílias dos EUA.

Outro motivo de preocupação e também de vigilância, é a marcada agenda política da empresa. A Sinclair obriga suas emissoras locais a adicionar segmentos de notícias proTrump. Em abril, Boris Epshteyn, exporta-voz da campanha de Trump e ex-membro do escritório de imprensa da Casa Branca, foi contratado por ele como seu principal analista político. Os segmentos de 10 minutos do comentário político “obrigatório” de Epshteyn, como esperado, seguiam muito de perto a mensagem da Administração Trump. Referindo-se aos comentários de Epshteyn, o site Slate de notícias e análises publicou: “No que diz respeito a propaganda, esta é das mais puras e de dimensões industriais”.

Corre a informação de que algumas emissoras locais teriam ficado irritadas com a idéia dos segmentos de “obrigatórios” proTrump. Os diretores da Sinclair dizem que os segmentos são necessários para levar aos espectadores diferentes pontos de vista, como se isto fosse uma forma de equilibrar as tendências progressistas que, sem dúvida para a empresa, estão presentes na mídia e também entre os funcionários da suas próprias estações locais. “99,9% da mídia é de centro-esquerda”, disse David Smith, à época o CEO da Sinclair, à revista Rolling Stone em 2005.

Mas os mecanismos da Sinclair não se limitam aos comentários de Epshteyn. Eles têm uma longa história de levar ao ar material que em várias ocasiões foi considerado polêmico e pelo qual a empresa foi sancionada, quando dizia estar divulgando as notícias.

Embora não tenha o mesmo reconhecimento cultural das grandes cadeias conservadoras como a Fox News, a influência da Sinclair é mais sutil. Ao contrário da Fox News, que mostra sua marca de forma clara e orgulhosa, a maioria dos telespectadores das redes locais não tem idéia de quem está por trás delas: elas não são identificadas como parte da rede Sinclair.

Mas a aquisição de um grupo de novas cadeias de propriedade da Tribune Media (os antigos proprietários do Chicago Tribune e Los Angeles Times) foi o que colocou a empresa no centro da atenção nacional como nunca antes.

Para Trump, a Sinclair tem um apelo óbvio

A pessoa que move as cordinhas na Sinclair é David Smith, filho do homem que fundou a empresa na era Nixon. Recentemente, Smith terminou seu mandato de 28 anos como CEO e, junto com seus irmãos, mantém o que na indústria é conhecido como “controle de ferro” sobre o império de meios de comunicação e sobre a maioria dos investimentos financeiros da empresa, que é avaliada em 1 bilhão de dólares.

Estabelecida em Baltimore e seus arredores, a família Smith gosta de passar despercebida: eles dão poucas entrevistas e David Smith nem tem uma página na Wikipédia. “Nós tentamos manter o anonimato tanto quanto possível”, disse ele ao Baltimore Sun em 1995, uma das poucas vezes em que ele falou com repórteres.

A agenda política da família é menos misteriosa. De acordo com registros de financiamento de campanhas eleitorais anteriores, os irmãos Smith doaram historicamente uma enorme quantidade de dinheiro para os republicanos. De acordo com uma análise feita pelo Washington Post sobre a cobertura da Sinclair durante as eleições presidenciais de 2016, as emissoras do grupo eram inusitadamente favoráveis a Trump e desfavoráveis a Hillary Clinton.

Na campanha presidencial do ano passado, a Sinclair não transmitiu sequer uma entrevista com Clinton, mas lançou 15 entrevistas “exclusivas” com Trump, que em sua maior parte foram transmitidas nos estados de votação mais disputada durante os últimos meses da eleição e sem qualquer tipo de análise (apesar do tremendo trabalho de verificação de informação que as entrevistas com Trump costumam requerer).

A Sinclair insistiu em que não tinha qualquer tipo de acordo especial com a campanha de Trump e que Clinton simplesmente não tinha tido tempo de atendê-los. Os responsáveis pela campanha de Clinton dizem que tinham seus motivos para rechaçar a a Sinclair, embora o candidato vice-presidente Tim Kaine tenha dado várias entrevistas nas cadeias do grupo.

De acordo com o site Politico.com, Jared Kushner, o genro de Trump, disse perante uma sala cheia de executivos em Manhattan, que os encarregados da campanha haviam chegado a um acordo com a Sinclair para garantir uma melhor cobertura nos estados onde a publicidade era mais necessária.

A maneira pela qual a Sinclair parece disposta a expandir-se, especificamente com Trump facilitando-lhe o caminho, causa grande preocupação em todos os círculos políticos e da mídia. No coração dessa preocupação está Ajit Pai, o homem que Trump nomeou para dirigir a FCC, a mais importante agencia reguladora de telecomunicações do país.

Desde janeiro, quando começou a trabalhar lá, Pai se dedicou a relaxar a proteção das emissoras locais que anteriormente havia limitado a expansão da Sinclair.

A nova FCC da era Trump rapidamente eliminou os obstáculos para a aquisição da Tribune Media proposta pela Sinclair. Um dia antes da posse do magnata republicano, Smith convidou Pai para uma reunião na sede da ABC (afiliada ao grupo) na área de Washington. De acordo com uma investigação do New York Times, dez dias depois de assumir sua posição na FCC, Pai já havia flexibilizado uma restrição na distribuição dos recursos do canal de televisão, incluindo receitas publicitárias, precisamente o assunto ao redor do qual Smith e Pai se reuniram.

De acordo com essa investigação, desde janeiro, “Pai empreendeu uma desregulamentação maciça ao aprovar ou propor uma lista de mudanças fundamentais nas regras propostas pelo Sr. Smith e sua empresa”.

“Desde janeiro, o relatório do Times descobriu que  “Pai empreendeu uma blitz desregulamentadora baixando ou propondo uma lista de fundamentais mudanças políticas defendidas por Smith e sua empresa”.

 Tom Wheeler, o antecessor de Pai na FCC, que está agora na Brookings Institution, disse: “O que é surpreendente é o quão rápido a FCC de Trump se mexeu e como eles agiram sem qualquer oportunidade real para comentários públicos e sem quaisquer devidos procedimentos processuais. Então, você olha esse tipo de comportamento e coça sua cabeça”.

 Para entender melhor esse comportamento e para onde ele está levando é bom considerar onde a Sinclair começou.

 O pai de David Smith, Julian Sinclair Smith, descrito pela história oficial da empresa como “patriarca dos irmãos Smith”, fundou a empresa em 1971 e manteve uma mão no negócio até sua morte, após uma batalha com Parkinson, em 1993. Mas as maiores mudanças evolutivas da empresa começaram em torno de 1990, quando os irmãos compraram o restante do estoque de seus pais, iniciando uma série de compras prolongadas que duraria décadas.

 À medida que a Sinclair crescia, também crescia o escrutínio. E cada vez mais, os irmãos Smith descobriram-se não apenas como os noticiadores, mas como o assunto das notícias.

 Em 1996, David Smith foi preso por suspeita de solicitar uma prostituta que realizasse o que a polícia chamou de “sexo não natural e pervertido nele” em uma Mercedes de propriedade da Sinclair. Mais perturbador para os críticos do que o delito sexual, no entanto, foi a maneira incomum pela qual ele deixou de fazer o serviço comunitário ordenado pelo tribunal e que resultou de sua negociação no caso: o ter sua empresa de radiodifusão de fazer o que equivalia a flashs publicitários de programas locais de aconselhamento sobre drogas, embalados como notícias.

 LuAnne Canipe, ex-repórter para a Sinclair, disse que o incidente era também indicativo de uma cultura mais ampla de sexismo de escritório. “Digamos que a prisão do CEO foi parte de uma atmosfera sexual que baixava pelos diferentes níveis da empresa”, disse Canipe, que deixou a Sinclair em 1998. “Havia um ambiente de trabalho impróprio. Eu acho que por causa do que ele fez, sentia-se que tudo era um jogo apropriado”.

 Uma pessoa preocupada com o crescimento da Sinclair: Rupert Murdoch

 O crescimento da Sinclair pode ter passado por baixo do radar, mas não passou por outro magnata da mídia – Rupert Murdoch, presidente e CEO em exercício da Fox News.

 Apesar de Sinclair insistir em que não tem interesse em competir com plataformas nacionais de notícias por cabo, como Murdoch, observadores da indústria dizem que o magnata já está planejando uma estratégia para combater a ascensão de um rival em potencial. Depois de uma tentativa fracassada de superar a oferta da Sinclair pelo Tribune, Murdoch está ameaçando uma mudança das emissoras afiliadas da Fox das estações da Sinclair para as de uma pequena emissora independente.

 Mas não são apenas os interesses comerciais da Sinclair que são motivo de crescente preocupação – suas afiliações políticas também podem motivar isso.

 Veja-se o caso, do ex-congressista Bob Ehrlich, um republicano de Maryland que mais tarde se tornou governador. Depois de pressionar a FCC para acelerar o pedido da Sinclair para adquirir mais estações, Ehrlich aproveitou vantagens da empresa, como o uso frequente de um luxuoso helicóptero executivo da Sinclair, como o Baltimore Sun informou em 2002. Quando os detalhes completos do relatório surgiram, Ehrlich já tinha ganho sua eleição governamental.

 Em 2004, a liderança da Sinclair ordenou que suas estações afiliadas locais distribuíssem um documentário crítico do candidato presidencial democrata, John Kerry, com base em alegações que depois se mostraram infundadas – de que Kerry havia exagerado seu relatório como oficial de barco rápido na guerra do Vietnã.

 Um chefe do escritório de Washington, DC, resistiu publicamente e foi demitido pela ofensa. O incidente enviou ondulações através de suas estações, mas a Sinclair disse que os relatórios da mídia sobre a controvérsia haviam exagerado o problema.

 À mesma época, como George W Bush enfrentava críticas sobre a guerra vacilante no Iraque, a Sinclair ordenou que sete de suas estações não irradiassem um episódio de Nightline no qual o anfitrião Ted Koppel leu os nomes de todos os soldados americanos mortos na guerra, dizendo que isso “prejudicava os esforços dos Estados Unidos no Iraque”. A decisão provocou uma grande reação, inclusive do senador republicano John McCain, um veterano da guerra do Vietnã, que escreveu uma carta a David Smith chamando a decisão “antipatriótica” e “um grande desserviço ao público, e aos homens e mulheres da Forças Armadas dos Estados Unidos”.

 Em outras ocasiões, a influência da Sinclair foi mais ambígua. Quando Ben Jacobs, repórter do The Guardian foi agredido pelo então candidato ao Congresso dos EUA, Greg Gianforte, na véspera de sua eleição em Montana, a afiliada local da NBC, recentemente comprada pela Sinclair, recusou-se a transmitir a gravação de áudio de Jacobs sobre o incidente, apesar da solicitação dos executivos da NBC em Nova York. A diretora de notícias local disse que não foi influenciada pela Sinclair, observando que a compra ainda não fora completada. Gianforte ganhou as eleições e, no dia seguinte em que o republicano de Montana foi acusado de assalto, o vice-presidente e diretor da Sinclair, Fred Smith, lhe doou US $ 1.000,00.”

Enquanto isso, com a compra em 2015 da Circa, um aplicativo de notícias agregadas para celulares, a Sinclair tem pela primeira vez o controle de uma mídia nacional de notícias escritas. Sustentada por uma equipe de 70 funcionários, a Sinclair transformou o aplicativo em uma plataforma de tendência conservadora que oferece colheradas em pequenas quantidades – muitas vezes escritas sem qualquer indicação de autoria além de “equipe da Circa” – que muitas vezes parecem promover as prioridades da agenda diária da administração Trump.

Trump e seus assessores retornaram o favor, ligando-se ao conteúdo de Circa, e esta tornou-se uma fonte favorita para Sean Hannity, o mais obsequioso promotor de Trump na Fox News. (A Sinclair nega que a Circa tenha alguma orientação política, observando que ela não tem editoriais opinativos).

Além das mudanças que estão preparando o caminho para a fusão da Sinclair, a FCC do Pai propôs eliminar uma das suas regras mais importantes, a que obriga as cadeias de notícias locais a terem um estúdio no local de cobertura para transmitir a partir dali mesmo. A FCC parece estar pronta para remover as proteções das emissoras locais, o que permitiria que a Sinclair e outras cadeias economizassem dinheiro descartando funcionários locais e aumentando a imposição de uma linha editorial da sede corporativa.

Isso significa que muitos outros americanos receberão as notícias através da empresa de mídia mais perigosa e desconhecida do país. Quer o saibam quer não. + (PE / O Grão de Areia)

Publicado originalmente em https://www.theguardian.com/media/2017/aug/17/sinclair-news-media-fox-trump-white-house-circa-breitbart-news). Quinta-feira, 17 de agosto de 2017

Lo colocado en bastardilla amplia el despacho en español SN 299/17

Traducción Prof. Sérgio Marcus Pinto Lopes

SN 301/17

 

Responder

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s