A Igreja Metodista da Argentina ressalta a “importância de se exercitar a memoria”

Dia-Nacional-de-la-memoria-por-la-verdad-y-la-justicia

“A 42 anos depois do golpe militar, cívico e religioso”, a Igreja Metodista Argentina destaca a “importância de se exercitar a memória” porque “é inevitável recordar que há histórias que incomodam e questionam fortemente a vida pessoal e social, as quais não podem ser esquecidas” e desafia e se compromete a “reconhecer que foi ele que tornou possível ao terror dominar o país, levando impunemente a ações criminosas do Estado”.

 Publicamos o texto do comunicado público dado a conhecer hoje, assinado pelo bispo da Igreja Metodista, pastor Américo Jara Reyes.

A 42 anos depois do golpe militar, cívico e religioso, a Igreja Metodista Evangélica na Argentina continua a declarar a importância de se exercitar a memória. Memória que nos lembra um passado ainda recente e ainda doloroso. A sociedade em muitos momentos tendeu a exercitar uma memória seletiva. Mas é inevitável lembrar que há histórias que incomodam e questionam fortemente a vida pessoal e social, as quais não podem ser esquecidas.

A 42 anos do trágico golpe que cerceou tantas vidas e esperanças, sustentamos a importância e a transcendência de se questionar esse passado doloroso e comovente, dando alento à tarefa que nos proporcione a necessária construção da cidadania autêntica para fortalecimento da democracia.

O exercício da memória é uma ação permanente, um compromisso e um desafio constante para se reconhecer que foi ele que tornou possível ao terror dominar o país, levando impunemente a ações criminosas do Estado.

Devemos trabalhar junto a muitos outros pela verdade dos fatos e pelo justo castigo dos responsáveis por isso. Somente a verdade nos libertará, esclarecendo o que aconteceu, possibilitando a justiça e buscando mitigar a dor e o sofrimento infringidos.

Oramos para que o Espírito de Deus nos guie por caminhos da memória, da verdade e da justiça, honrando o seu nome e honrando a vida de nosso povo. A memória é outro nome para fé, para o amor e para a esperança.

“O poder criativo do Senhor virá sobre nós novamente, e o deserto se tornará terra arável e a terra de cultivo será muito mais fértil. Retidão e Justiça e reinarão em todos os lugares do país. A justiça produzirá paz, tranquilidade e confiança para sempre.” Livro do Profeta Isaías 32:15-17

Pastor, Américo Jara Reyes

Bispo

Buenos Aires, 21 de março de 2018. + (PE)

Versión portuguesa del despacho SN 089/18 Iglesia Meetodista apela..

Traducción Prof. Sérgio Marcus Pinto Lopes

SN 090/18

 

Responder

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google+ photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google+. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s