O sistema das Nações Unidas faz um sermão a seus Estados membros.

O desafio climático

Por Sergio Ferrari

(desde a ONU, Genebra, Suíça)

Os responsáveis pelas diferentes instituições que compõem o sistema das Nações Unidas convocaram enfaticamente seus Estados-Membros a adotarem medidas concretas tendo em vista a Reunião de Cúpula sobre o clima que acontecerá em setembro próximo em Nova York. A mensagem, apresentada em Genebra na segunda quinta-feira de maio, tem o aval dos responsáveis por 37 instituições da ONU, incluindo a UNESCO, a OIT, a FAO, PNUD, UNICEF, UNCTAD, PAN e o próprio secretariado da ONU (1).

Como o indica o Relatório Especial do Grupo Intergovernamental de Peritos sobre Mudanças Climáticas (IPCC por sua sigla em inglês), “é necessário limitar o aquecimento global a 1,5 ° C para evitar mudanças irreversíveis “, assinala a convocação difundida na sede das Nações Unidas em Genebra.  “Com urgência, pedimos aos Estados-Membros que venham a Nova York em setembro com planos concretos e realistas”, enfatiza o documento aprovado conjuntamente na quinta-feira, dia 8, pela Mesa de Coordenação dos executivos da ONU.  A mudança climática é considerada “o maior desafio do nosso tempo”,  sustenta a convocatória à Cúpula a ser realizada no dia em 23 de Setembro, a convite de Antonio Guterres (https://www.un.org/es/climatechange/).

“Estamos em um momento decisivo para fazer algo a respeito disso. Ainda estamos em tempo de enfrentar a mudança climática, mas isso exigirá um esforço sem precedentes por parte de todos os setores da sociedade”, insiste o Secretário Geral da ONU. Segundo as expectativas da principal organização internacional, “a reunião de Cúpula pressupõe um grande salto na ambição política coletiva nacional e mostrará grande avanços na economia real em apoio à agenda “.

Trata-se de uma “corrida para o clima”, que deve integrar países, empresas, cidades e sociedade civil para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris. Este documento de referência foi negociado por representantes de 195 Estados, durante a XXI Conferência sobre Mudança Climática (COP 21) realizado na capital francesa e aberto à assinatura/ratificação em 22 de abril de 2016. Embora tenha um consenso internacional significativo, os avanços desde então têm sido tímidos. Em junho de 2017, os Estados Unidos – segundo maior emissor de CO2 do planeta, retiraram-se do referido Acordo.

A convocatória dos responsáveis pelas instituições da ONU nesta segunda semana de Maio ratifica seu compromisso de fortalecer a luta contra o aquecimento global “facilitando a transferência de tecnologia e o reforço” de capacidades humanas. Este apoio deve permitir aos Estados-Membros reduzirem as emissões de gases de efeito estufa em 45% daqui até 2030 para alcançarem o objetivo de “emissão zero” em 2050.

 Financiamento

O documento solicita que os Estados “facilitem o financiamento público e privados de ação a favor do clima” e que instalem e fortaleçam “políticas públicas que redirecionem os fluxos financeiros para um desenvolvimento baseado em débeis emissões de carbono”. As finanças e a inovação “devem estar a serviço do clima”.

Para os líderes de entidades e organizações da ONU, no entanto, a inovação não se limita à questão tecnológica. Deve incluir métodos prospectivos, novos modelos de negócios e instrumentos financeiros, bem como a promoção de relações inovadoras entre os mais diversos parceiros,  incluindo nesta corrida pelo clima as universidades, a comunidade científica, as ONGs, as crianças e os jovens, as mulheres, os empresários, os sindicatos, o setor privado e os governos locais, com o objetivo de alcançarem juntos, uma nova estratégia contra o aquecimento global. + (PE)

As entidades que compõem o Sistema das Nações Unidas são o  Secretariado da ONU, OIT, FAO, UNESCO, OACI, OMS, o Grupo do Banco Mundial, UPU, UIT, OMM, OMI, OMPI, FIDA, ONUDI, OMT, OIM, CNUCED, PNUD, PNUE, HCR, UNRWA, UNICEF, UNFPA, PAM, ONUDC, ONU Hábitat, ONU Mulheres, UNOPS, UNU, HCDH, ONUSIDA, CCNUCC, ECA, UEECE, CEPAL, ESCAP, e ESCWA.

https://ecupres.com/2019/05/11/el-sistema-de-las-naciones-unidas-sermonea-a-los-estados-miembros/

Traducción Sergio ;Marcus Pinto Lopes

(SN 281/19

Responder

Por favor, inicia sesión con uno de estos métodos para publicar tu comentario:

Logo de WordPress.com

Estás comentando usando tu cuenta de WordPress.com. Cerrar sesión /  Cambiar )

Google photo

Estás comentando usando tu cuenta de Google. Cerrar sesión /  Cambiar )

Imagen de Twitter

Estás comentando usando tu cuenta de Twitter. Cerrar sesión /  Cambiar )

Foto de Facebook

Estás comentando usando tu cuenta de Facebook. Cerrar sesión /  Cambiar )

Conectando a %s